domingo, 8 de fevereiro de 2009

Significado de termos - M, O e P

M
Manèges, en: Ao redor. Indica que o bailarino deve deslocar-se ao redor da sala num círculo executando uma combinação de passos ou voltas.
Marché, pas de: Passo de marcha. O termo significa um andar altivo e nobre. Quinta posição, pé direito à frente. Faça um developpé para a frente com o pé direito, coloque-o no chão em demi-plié, quarta posição e continue alternando as pernas.
Mazurka: Uma polca polonesa em 3/4 que foi introduzida em vários números de ballets como danças de personagens.

O
Ouvert, ouverte: Aberto, abrindo. Deve-se referir às posições (a segunda e a quarta posição dos pés são posições ouvertes), direções, ou certos exercícios ou passos. Na Escola Francesa o termo é usado para indicar a posição ou direção do corpo, semelhante a effacé.
Ouverture de jambe: Abertura de perna. A ouverture de jambe é um termo da escola francesa e assemelha-se ao grand rond de jambe en l'air mas enquanto este último é feito vagarosamente e precedido por um developpé, a ouverture de jambe é feita da grand quatrième devant ou derrière e num movimento rápido ou num golpe, tanto para dentro como para fora.
P
Pas: Passo.
Passé: O pé da perna em movimento passa pelo joelho da perna de apoio.
Penché, penchée: Inclinar para a frente, levantando a perna de trás, e fazendo o possível para as costas não descerem logo, como no arabesque penchée.
Petit: Pequeno.
Piqué: Nesse passo deve-se tocar diretamente com a pointe ou demi-pointe do pé que está em movimento em qualquer direção ou posição desejada com o outro pé suspenso no ar.
Pieds, cinq positions des: As cinco posições básicas dos pés no ballet clássico, e cada passo ou movimento começa e termina com uma ou outra dessas posições, que foram estabelecidas por Pierre Beauchamp, maître de ballet da Académie Royale de Musique et de Danse de 1671 a 1687.
Pirouette: Um giro completo do corpo executado sobre uma perna; a perna que está trabalhando deve ficar contra o tornozelo ou levantar-se até o joelho da perna de base, ou extendida para o lado ou para trás, em arabesque ou em attitude.
~º Pirouette à la seconde, grande: Uma grande pirueta feita a partir da segunda posição, que é geralmente executada somente pelos bailarinos. É uma série de giros em um pé com a perna livre erguida em segunda posição à 90 graus.
~º Pirouette piqué: Um termo da Escola Francesa. O mesmo que piqué tour en dedans. É uma pirueta onde o(a) bailarino(a) gira direto na ponta ou meia-ponta com a perna erguida em sur le cou-de-pied devant ou derrière, arabesque ou em qualquer outra posição. Este giro é executado tanto en dedans como em en dehors.
Plié: O primeiro exercício a ser feito em toda aula para "afrouxar" os músculos, o fundamento da técnica da dança. O dançarino permanece ereto na barra e lentamente dobra os joelhos, mantendo-os em linha com os pés. Pliés são executados em todas as cinco posições. Geralmente quase todo passo começa e termina em demi-plié, dando impulso ao salto e amortecendo a aterrisagem.
Pointes, sur les: A ponta do pé. As mulheres, e raramente os homens, dançam sobre a ponta dos pés em sapatilhas. A introdução dessa técnica no início do século XIX tornou possível o desenvolvimento da virtuosidade feminina, como múltiplos fouettes e sustento em uma só perna. Meia ponta é quando o(a) dançarino(a) se eleva com os dedos tocando o chão e o resto do pé elevado.
Poisson: Significa peixe. É uma posição do corpo onde as perna se cruzam na quinta posição e com as costas arqueadas. É uma pose que pode ser feita com salto no ar ou em um pas de deux, quando a bailarina é colocada na posição poisson pelo seu partner.
Port de bras: Literalmente, "levada do braço". Usada em seu sentido geral, e também para denotar exercícios projetados para desenvolver a graça e a harmonia do uso dos braços. Entretando, quando um dançarino, na barra, dobra o tronco para a frente e para trás, este exercíco é chamado port de bras mesmo quando sua correta execução envolve todo o corpo. Há posições para os braços correspondentes a posições dos pés.

Promenade, en: Indica que a bailarina roda vagarosamente em um pé sur place com um ligeiro movimento do calcanhar para o lado desejado mantendo uma pose definida.
Até... :D
Amo Ballet

Nenhum comentário: